O LinkedIn já ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários conectados na rede social de contatos profissionais. O meio bilhão de membros do site estão distribuídos em 200 países. Segundo o LinkedIn, a rede abriga mais de 10 milhões de empregos ativos e mais de 9 milhões de companhias (fonte 2017) e isso mostra seu crescimento global e nacional. Hoje, em boa parte das áreas de atuação, já existem muitas empresas e pessoas utilizando a rede para compartilharem contatos e oportunidades. E não é só na web que o LinkedIn funciona muito bem. O aplicativo do site está disponível para iOS, Android e Windows Phone. A versão mobile é uma forma prática de ter contato com profissionais e saber das novidades do mercado.

Muita gente pensa no LinkedIn como um currículo online, uma forma de fazer conexões somente para conquistar um novo emprego ou uma oportunidade de negócio, mas a rede social é isso e muito mais que isso. O LinkedIn é na verdade uma rede de networking profissional.

  VEJA ESSAS 10 DICAS ESSENCIAIS PARA TER UM PERFIL CAMPEÃO NO LINKED IN

1.    Perfis com foto são 20 vezes mais vistos. O retrato precisa ser formal, adequado a sua atuação. LinkedIn não é Facebook e fotos de você produzido na festa ou de óculos escuro na praia caracterizam um erro muito grave. Se você tem uma posição executiva ou de negócios utilize uma foto de roupas social, fundo neutro e sorriso discreto no rosto. Se você é publicitário, sua foto pode ser mais descontraída, mas ainda assim precisa demonstrar sua atuação profissional e não sua preferência social. Fotos de fundo (papel de parede do perfil) devem ser profissionais ou neutras.

2.    Defina bem sua profissão para facilitar buscas. Se for estudante, a dica é colocar estudante mesmo, visto que é a palavra que recrutadores buscam quando procuram alguém para estágio ou trainee. “Também é possível colocar um slogan que defina sua personalidade, como apaixonado por startups.” Lembre-se sua profissão não é o cargo que você ocupa. Você é advogado, engenheiro, profissional de RH, design, publicitário, profissional de logística, controller, etc.  Inclusive, se você está “desempregado“, lembre-se que isso não é sua profissão e todos os termos similares como “em busca de recolocação”,”disponível para o mercado“, “em transição de carreira” também não te qualificam. Aliás quando um recrutador busca perfis no LinkedIn ele busca por profissões e experiências profissionais nenhum recrutador busca por “desempregados”. Então coloque sua PROFISSÃO. Importante, se não estiver trabalhando, encerrar o período de trabalho na última empresa.

3.    Tenha perfis em mais de um idioma. O Linked In oferece a possibilidade de abrigar perfis em línguas diferentes dentro da mesma página. Basta clicar na seta ao lado do botão “Ver perfil como” e selecionar a opção “Criar perfil em outro idioma”. O site espelha as informações atuais e você só precisa traduzi-las.

4.   Personalize sua página e apareça antes no Google. Ao customizar o link com seu nome profissional, você ganha uma assinatura mais concisa e sobe nas pesquisas. Para editar, selecione o ícone de ajuste ao lado da página que o LinkedIn disponibiliza, logo abaixo da foto. Elimine os números e códigos. Sua URL deve ficar assim: https://br.linkedin.com/in/manueladuarte

5.    Altere entre visualizações públicas e anônimas. No LinkedIn, é possível optar por olhar perfis sem que se saiba que foi você. A dica é usar esta função quando o tráfego de visitas de volta não for proveitoso, como em pesquisas pessoais ou de trabalho. Caso esteja se preparando para uma entrevista de emprego ou um projeto, use visualização pública para estudar os perfis dos envolvidos – isso mostra proatividade.

6.   Invista em um bom resumo. Para criá-lo, imagine que um recrutador pediu o seguinte: conte-me quem é você. Simples assim. Evite informações pessoais desnecessárias, não precisa enfatizar o quão incrível profissional você é, seja direto, prático e objetivo.

7.    Não se esqueça de preencher campos “outros”, como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As empresas também observam esta parte. Verifique se ao lado aparece que você tem um perfil campeão. Ou seja, todos os detalhes e áreas preenchidas. Os currículos bem preenchidos aparecem primeiro e são mais atrativos para os recrutadores.

8.   Teste seus talentos de publicação. O Brasil foi o segundo mercado a receber a ferramenta de postagens do LinkedIn, em abril de 2015, e já se tornou líder mundial de uso. A ideia é transformar seu perfil em um blog. Se bem feitos, seus escritos podem se tornar conhecidos entre suas conexões, as conexões delas e assim por diante, transformando-o em um “Influencer”. Lembre-se de ter bom senso: esta continua sendo uma rede profissional. Evite defender posições políticas, falar de assuntos polêmicos e sem relevância para o meio profissional, não use o LinkedIn para fazer desabafos ou criticar a postura dos recrutadores. Não vai resolver e passa uma imagem negativa.  Foge do objetivo da ferramenta.

9.   Interaja com suas conexões. Networking é fundamental no mundo atual e através dessa rede podemos reencontrar pessoas com as quais trabalhamos em diversos momentos de nossas vidas. Elas podem ser a ponte para uma nova posição de mercado. Participe de grupos e promova discussões. Solicite recomendações. Porém ligue e peça, para que o pedido seja efetivo. Siga as empresas que te interessam, concorrentes, clientes, afins. Vagas do seu perfil podem sair dessas empresas e conexões.

10.  Explore o Slideshare.net/LinkedInBrasil. O site mantém uma página com diversos recursos disponíveis para download, como pesquisas de tendências de mercado e guias de uso. Clicar em gostar no que você gosta, compartilhar o que acha interessante e movimentar seu perfil. Lembre-se o LinkedIn é uma rede viva.

Lembre-se, que atualizar seu perfil profissional e trabalhar essa incrível ferramenta é um hábito que deve ser cultivado com uma frequência constante e mínima de uma vez por semana. Não é para usar apenas quando está com receio do mercado ou desempregado. As sementes que você planta hoje é que irão gerar as oportunidades do futuro. Então, comece agora!

E esteja preparado, saiba claramente seus objetivos. Estar seguro e consciente do seu plano de carreira é fundamental para continuar em desenvolvimento e crescimento profissional constante. A crise atual abre muitas oportunidades que, talvez, não existiriam sem as mudanças que o mercado e empresas estão passando.

Esteja sempre preparado. Quer saber mais como se aprimorar e ter um plano de vida e de carreira bem definido?

Escreve para mim: manuela@coachin.com.br e agende uma sessão inicial sem custo (presencial ou por skype) e saiba como otimizar seu Linked In e usar essa ferramenta de forma estratégica para impulsinar sua carreira: manuela@coachin.com.br

Saiba mais sobre nossos serviços de recolocação e assessoria de carreira 

Coach pelo Integrated Coaching Institute (ICI), Instituto Brasileiro de Coaching e outras escolas de formação em coaching e Liderança. Com formação superior em psicologia, pós-graduada em Gestão e Liderança de Equipes e MBA Executivo pelo Ibmec. Atuou há mais de 15 anos como Gerente de RH em empresas multinacionais de diversos segmentos. Foco no coaching integral e desenvolvimento profissional, de carreira e liderança executiva.