A vida profissional é composta por desafios diários e exponencialmente maiores. Estamos a espreita de um convite do RH para participar de algum processo. Tão logo escolhemos nossa formação, iniciamos o árduo caminho de conquistar uma vaga de estágio, quando ainda nem sequer sabemos se acertamos na escolha e obviamente, em geral não temos nenhuma experiência. Logo depois, o sonho da efetivação e assim começa a caminhada rumo a posições mais estratégicas ou de liderança da organização. Do início ao fim de nossa trajetória profissional o RH sempre faz parte de nossa rotina profissional.

 

Cada escolha, pode definir radicalmente o rumo da sua carreira. A mudança de empresa tardiamente ou precocemente pode ser interpretada de diversas formas pelos recrutadores. A ansiedade por crescimento x a maturidade e experiência, que só o tempo de vida traz, é um fator fundamental que hoje afeta todas as relações de trabalho. Os planos de carreira e trilhas de desenvolvimento são caminhos que estamos ávidos a percorrer.

 

Hoje, todos temos possibilidades, o acesso a informação, educação e possibilidades para conseguir vagas internas, externas e até mesmo em outros países ; entretanto demanda disciplina, persistência, aprofundamento e foco. Além disso, eu diria que as características mais importantes para uma carreira brilhante é o protagonismo e auto responsabilização.

 

Não adianta atirar para todos os lados, é preciso ter objetivos claros para sua carreira. Eles podem estar mais perto de você do que você imagina, mas depende de você ser capaz de traçar uma rota coerente com sua área de atuação, tipo de empresa que atua ou pretende atuar e tendências de mercado.

 

Isso vai além de estar atualizado e sair disparando seu currículo por aí. também não passa por sair enviando mensagens genéricas para pessoas de RH no Linked In, muito menos ficar parado esperando a empresa enxergar você. Precisa pesquisar o caminho correto para se conquistar o que deseja.

O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém.

 

Não é um período fácil na vida profissional, é talvez o período de trabalho mais árduo, de maior dedicação ao estudo e aprofundamento em áreas relacionadas e de maior necessidade de controle emocional, análise estratégica e relacionamento interpessoal. Cada um desses itens é, por si só, um grande desafio de aprendizado e desenvolvimento. Mas quem sabe administra-los, pode dar um salto enorme profissionalmente.

Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar:

  • Crie seu próprio plano de carreira e não fique dependendo do RH para isso;
  • Procure descobrir programas de desenvolvimento ou cursos que você deve ou pode fazer;
  • Invista no seu desenvolvimento, não espere a empresa fazer isso por você;
  • Estude inglês, AGORA, não espere ser recusado por algo que você sabe ser necessário num mundo globalizado;
  • Viaje, amplie seus horizontes, saiba falar sobre os mais diversos assuntos, jamais se restrinja somente a sua realidade atual;
  • Crie relacionamentos e vínculo com pessoas mais experientes que você, que podem te passar conhecimento real;
  • Ouça mais do que fale, saiba quais “guerras” lutar na organização; não se indisponha atoa com as pessoas ao seu redor;
  • Seja agradável, seja leve, procure criar pontes e não muros; saiba ser a intercessão entre as pessoas;
  • Continue a estudar, nunca pare de estudar: isso aumenta o seu conhecimento e seu círculo de networking;
  • Responsabilize-se pelo seu sucesso e pare de culpar os outros ou as circunstâncias pelo seu fracasso, tudo depende unicamente de você!

 

Quer mais dicas além do RH para crescer na sua carreira? Escreva para mim: manuela@coachin.com.br

Coach pelo Integrated Coaching Institute (ICI), Instituto Brasileiro de Coaching e outras escolas de formação em coaching e Liderança. Com formação superior em psicologia, pós-graduada em Gestão e Liderança de Equipes e MBA Executivo pelo Ibmec. Atuou há mais de 15 anos como Gerente de RH em empresas multinacionais de diversos segmentos. Foco no coaching integral e desenvolvimento profissional, de carreira e liderança executiva.