Qual o seu alvo principal? Como você divide suas metas?

A primeira forma de dividir suas metas é através de alvos reais. Normalmente, trabalhamos com metas divididas em 12 áreas. Podemos ter uma meta significativa por área e assim atuar ao longo de 6 meses ou 1 ano trabalhando para alcançá-las. Em um projeto simples e objetivo, onde uma meta deve ser coerente com a outra, para que seu plano não gere auto sabotadores.

Essa lógica que, parece simples, mas quando não utilizada gera muitos erros no planejamento, que inviabilizam a concretização do projeto.

Acontece também da pessoa colocar várias metas em uma única área e muitos focos distintos, sem ser específico.

Por exemplo: uma pessoa que está em busca de emprego, coloca como meta encontrar um emprego, mas tem um foco disperso e envia currículo para diversas empresas de vários segmentos, diversos cargos, aceitando o salário que oferecerem. Em alguns casos, a pessoa se candidata até para outras áreas de atuação por se achar capaz e conhecer genericamente as atividades. Com isso, ao invés de ter um foco bem definido, a pessoa começa a atirar para todos os lados achando que com isso aumentará suas chances.

 

FOCO E DIRECIONAMENTO ESPECÍFICO são fundamentais para obter resultados!

 

Pense num alvo. Coloque sua meta principal no centro do alvo e nos outros raios coloque pequenas flexibilizações da meta. Se no centro do alvo você projetou uma posição de engenheiro sênior ganhando quinze mil reais numa empresa multinacional na região metropolitana da capital. No primeiro raio projeta uma flexibilização salarial de 30%, no raio seguinte projeta uma flexibilização de região, depois uma flexibilização de tipo de empresa.

 

Mas onde estará sua MIRA? No centro do alvo.

 

Agora imagine que você tenha vários alvos e uma única flecha (por que você sempre tem apenas uma única flecha na mão a cada momento) e em cada alvo você coloca metas diferentes tipo abrir uma empresa, procurar um emprego, virar consultor, mudar de cidade etc. em qual você vai concentrar seu foco? Se você tenta acertar tudo, não está aumentando suas possibilidades, está na verdade correndo o risco de acertar lugar nenhum.

Sua mira deve estar sempre direcionada no centro do alvo e mesmo que você não acerte no centro você acerta em variações e flexibilizações pequenas.

Isso traz uma maior assertividade para o seu planejamento e aumenta a chance de você alcançar o resultado projetado.

Você precisa estar confiante  e certo do que você quer.

Precisa de apoio para definir seus alvo? Agende uma primeira sessão sem custo: manuela@coachin.com.br

Coach pelo Integrated Coaching Institute (ICI), Instituto Brasileiro de Coaching e outras escolas de formação em coaching e Liderança. Com formação superior em psicologia, pós-graduada em Gestão e Liderança de Equipes e MBA Executivo pelo Ibmec. Atuou há mais de 15 anos como Gerente de RH em empresas multinacionais de diversos segmentos. Foco no coaching integral e desenvolvimento profissional, de carreira e liderança executiva.